25 de mar. de 2008

FASE DE DESENHO - Atualização e novas informações


São Paulo/SP, 25 de março de 2008.

Prezados (as) Companheiros (as),

Como muitos de vocês sabem, ao concluirmos a fase de Diagnóstico do Capão Redondo, iniciamos a fase de construção do Desenho do Programa de Desenvolvimento da Área do Sampa Sul [Distrito do Capão Redondo e circunvizinhança] Neste processo, realizamos vários levantamentos de informações e com diferentes públicos da região, ouvimos crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, liderança comunitária, líderes cristãos e representantes do governo local.

Muitas informações e dados foram colhidos que unidos a nossa vocação institucional, agora estamos na fase de fazermos as escolhas que serão fundamentais para o programa.

Alguns temas e ênfases já fazem parte das nossas sínteses:

- Sociedade Civil: ênfase no aumento da capacidade das organizações sociais em incidirem nas políticas públicas.

- Meio Ambiente: melhoria dos espaços de moradia e convivência das crianças, adolescentes e jovens.

- Educação: ênfase no fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil, entendendo que as crianças, adolescentes e jovens são atores de sua própria história.


Esses temas e ênfases serão componentes importantes no desenho dos projetos do PDA Sampa Sul, e que a partir deles estreitaremos ainda mais nosso compromisso de parceria com as organizações que foram envolvidas nesse processo.

Já temos claro que queremos firmar, a princípio, parcerias com as seguintes organizações:

- Provisão

- Instituto Padre Josimo Tavavares (CEI Luar do Sertão e Pastoral da Criança local)

- Turma da Touca

- CDHEP

- Santos Mártires (Casa Sofia)

- Instituto Rukha (Capão Cidadão)


Para que isso seja concretizado convidaremos os responsáveis legais dessas instituições para uma reunião na primeira semana de Abril, quando escreveremos e assinaremos uma

Carta de Intenções, definindo os parâmetros iniciais de nossa parceria.

A Carta Convênio, instrumento legal de convênio com o PDA, será assinada dia 01 de Outubro deste ano, numa sessão solene, no Capão Redondo.

Vale ressaltar que para ser viável o levantamento dos fundos junto ao parceiro internacional (Visão Mundial Austrália), precisamos garantir a inscrição de 2000 (duas mil) crianças (na faixa etária de 06 meses a 11 anos) atendidas pelos nossos parceiros. Segundo o cronograma, temos que enviar 500 crianças a cada ano fiscal (AF). A estimativa é que cada organização que trabalha com atendimento tenha inscrito, a princípio, 500 crianças que deverão ser beneficiadas direta ou indiretamente através dos projetos que serão desenhados conjuntamente – segundo as três grandes ênfases já explicadas anteriormente.

Todas essas informações estarão [d]escritas de forma detalhada no Documento de Desenho, e para tal, encerramos hoje o processo de contratação da consultora que irá nos ajudar no processo de sistematização das informações e de elaboração do documento que retratará a segunda parte desse processo [primeira parte foi o diagnóstico]. O documento será finalizado até o final de Maio e a devolutiva está agendada para Julho desse ano.

Mais uma vez, agradecemos a cada uma das pessoas e organizações envolvidas nesse processo. Podemos afirmar que aprendemos muito e que temos em mãos informações que são preciosas para nós e para todos que viveram conosco esses quase dois anos.


Atenciosamente,


Raniere Pontes

Gerente da Unidade Operacional São Paulo

Visão Mundial

3 comentários:

Bel Antunes disse...

Raniere e Fabiana, sei o quanto é trabalhoso alcançar metas tão importantes, e já percebi que vocês são atores sociais, supercompetentes, capazes de mudar o mundo mesmo!
Isso me traz uma forte sensação de " não estou só", essa constatação significa muito para mim, pois estou há alguns anos nessa diversidade Capão, e posso afirmar que este é momento histórico nas nossas vidas!

Obrigada por estarem aqui e acreditarem em nós!

Vocês estão no meu blog ( coração) !

http://divercidadecapao.blogspot.com/

Raniere Pontes disse...

Querida Bel,
Ficamos muito felizes em saber que podemos contar com seu apoio, carinho e dedicação em mais esse sonho. Acreditamos que, movemos o mundo se alimentamos nossa capacidade de sonhar. Alguns dão o nome de UTOPIA ao exercício de sonhar com um mundo melhor, para mim não importa o nome, importa que é consigamos reunir o maior número de sonhadores ao redor de uma fogueira. Acredito que não somos sozinhos, somos um batalhão de soldados integrantes desse enorme exército de "Construtores da Paz". Oxalá, queira Deus, que essa experiência que vivemos e viveremos no Capão Redondo seja enriquecedora para todos nós e que ajude a mudar a realidade da vida das crianças, adolescentes e jovens, foco da nossa ação, ou melhor, atores principais dos meus sonhos!

Raniere Pontes disse...

[Atualização]

Hoje dia 31 de Março, recebemos em nosso escritório os representantes legais da Associação Beneficente PROVISÃO e do Instituto de Cidadania Padre Josimo Tavares, para assinatura da Carta de Intenções, que tem por finalidade reger nossas relações até o ato de assinar do termo de convênio.

OXALÁ! Outubro chegue logo!