25 de fev. de 2008

CONTEÚDO: Resultados do 1º Encontro de Desenho - 3ª Parte

Nota Explicativa:
Ao tentarmos encerrar a consolidação dos dados do 1º Encontro de Desenho do PDA Sampa Sul, a equipe técnica sentiu a necessidade de voltarmos à comunidade para realizar mais um grupo focal, e dessa vez ouvir os Adolescentes e Jovens da comunidade.
Essa nova etapa surgiu porque o Diagnóstico apontou vários problemas relacionados à vulnerabilidade social de adolescentes e jovens da região. Com essa etapa, encerramos o ciclo de promover uma “escuta ativa e sensível” de todos os públicos que são atingidos pelos problemas presentes no Diagnóstico do Capão Redondo.




GRUPO: ADOLESCENTES E JOVENS

Grupo com 18 crianças (13 a 17 anos) e 03 educadores.

Classificação dos Problemas
(confirmação dos problemas e separação deles por temas)



1ª Votação: principal problema dentro de cada tema

EDUCAÇÃO
- Salas de aula lotadas
- Degradação das escolas
- Baixa escolaridade
- Número de vagas insuficientes
- Baixa qualidade de ensino: 05 votos
- Presença de drogas na escola: 12 votos

JUVENTUDE
- Gravidez na adolescência: 02 votos
- Exploração sexual de crianças e adolescentes: 02 votos
- Fácil acesso das drogas: 15 votos
- Insuficiência dos cursos profissionalizantes
- Jovens envolvidos com o tráfico
- Elevado número de mortalidade entre os jovens homens

SAÚDE
- Atendimento de especialistas insuficiente nas UBS
- Baixa qualidade de atendimento nos Hospitais e UBS
- Insuficiência de leitos hospitalares para atender os moradores da região: 01 voto
- Inexistência de atendimento odontológico
- Insuficiência de atendimento psicológico/psiquiátrico
- A UBS não atende a demanda da população local: 17 votos

EMPREGO
- Tempo insuficiente dos (as) chefes de família para dedicação à família e ao lazer
- Insuficiência de postos de trabalho para trabalhar na região: 19 votos
- Pessoas com idade avançada não tem oportunidade de emprego
- Jovens sem experiência de trabalho não tem oportunidade de emprego
- Jovens são discriminados porque moram na periferia
- Grande parte dos moradores trabalha fora da região
- Baixo número de moradores com emprego formal
- Muitos moradores trabalham no mercado informal

LAZER E MEIO AMBIENTE
- Os espaços de lazer na região são insuficientes para atender as necessidades dos jovens
- Parque que existe no bairro é perigoso após as 16h00m
- Insuficiência de espaços de lazer: o bairro tem apenas um parque
- Casas e barracos construídos em áreas adjacentes e leito de córregos não são atendidas pela coleta de lixo
- Córregos poluídos com lixo jogados pela população
- Presença de esgoto ao céu aberto
- Construção de casas e loteamentos pelo poder público em áreas de mananciais
- Água encanada de má qualidade
- Degradação do meio ambiente. Poluição das águas, espaços públicos não cuidado, sujos e sem árvores.

INFRA-ESTRUTURA
- Inexistência de iluminação pública nas favelas
- Jovens se sentem inseguros na comunidade
- Inexistência de asfaltamento nas favelas
- Barracos construídos em barrancos e leitos de córregos
- Barracos sujeitos a desabamento
- 19% da população moram em favelas
- Alta concentração de pessoas em casas de pequenas dimensões
- Número insuficiente de equipamentos públicos: escolas e hospitais

sOCIEDade civil
- Enfraquecimento dos movimentos populares para reivindicação de suas demandas frente ao poder público
- Recursos financeiros investidos localmente pela prefeitura não são suficientes para suprir todas as necessidades locais
- Áreas do bairro com os piores indicadores sociais são as menos atendidas pelo poder público e organizações não governamentais
- Impostos e taxas elevados cobradas da população local/consumidor


Categorização dos Principais TEMAS
(escolha dos principais temas)

2ª Votação: os principais temas
- Juventude: 06
- Educação: 05
- Saúde: 05
- Lazer e Meio Ambiente: 00
- Infra-Estrutura: 00
- Governo/Sociedade Civil: 00
- Emprego: 03



Categorização dos Principais Problemas
(escolha dos principais problemas dentro de cada tema)

3ª Votação: Principais problemas dentro de cada tema

EDUCAÇÃO
- Baixa qualidade de ensino: 05 votos
- Presença de drogas na escola: 03 votos

JUVENTUDE
- Gravidez na adolescência: 00
- Exploração sexual de crianças e adolescentes: 00
- Fácil acesso das drogas: 03 votos

SAÚDE
- Insuficiência de leitos hospitalares para atender os moradores da região: 02 votos
- A UBS não atende a demanda da população local: 00

EMPREGO
- Insuficiência de postos de trabalho para trabalhar na região: 05 votos
- Muitos moradores trabalham no mercado informal: 00



Questões importantes desse grupo:
Ao discutirmos sobre a qualidade do ensino das escolas da região os adolescentes diferenciaram em três categorias e para cada uma deram suas definições.
a) Qualidade de ensino BOA: “bom é ter disciplina”; “respeito com o aluno”; “professor que sabe dar aula – divertido”; “professor que explica várias vezes”
b) Qualidade de ensino REGULAR: “ensinar o básico é regular”; “não explicar a lição e mandar responder as perguntas do livro, na pagina tal”
c) Qualidade de ensino RUIM: “encher a lousa de lição”; “professor que não interage com o aluno”; “ruim é estudar oito anos e só saber o verbo TO BE”
Votamos sobre a qualidade do ensino:
a) Bom: 07 votos
b) Regular: 04 votos
c) Ruim: 08 votos

============================== //===================================

4 comentários:

Unknown disse...

Que bom que foi possível realizar um grupo com os jovens!! Parabéns ao Rani e à Fabi pelo empenho! Agora é desenhar esse PDA! :-)
abçs,
Carol

Anônimo disse...

Caros Rani e Fabi,
Primeiramente é impressionante o esforço para ouvir que transparece neste processo. Para mim, este esforço tem sido recompensado com informações de fato (e nao apenas as coisas q já e desde sempre "sabemos"). Estou muito bem impressionado com esta otiva toda.
Mas, como sou chato:->, queria fazer um "porém: cuidado quando categorizamos (educaçao, saúde, etc...) as respostas. Qdo voltarem ao desenho , é importante ter em mente os insumos primários e nao as categorias, para nao correr o risco de inserirmos problemas dentro de uma categoria, mesmo que eles sejam percebidos de forma diferente
Um ab
Edu

Fabiana Xavier disse...

De fato, o que temos vivido no Sampa Sul tem sido um processo muito valioso! Estamos felizes com os resultados que temos obtido, mas sem disperçar e sem perder o foco. Agradeço as contribuições de todos, com certeza serão consideradas com muita importância.
Abs

Raniere Pontes disse...

Querida Carol e Caro Edu,
Obrigado pelas palavras de ânimo sempre, de certa forma, ter vocês perto do blog é um conforto para nós.
Lembro de uma cena de um filme: um grupo andava no meio do deserto e tinham que caminhar um longo período para chegar em um vilarejo, de repente começou uma tempestade de areia, eles não enchergavam nada, e a primeira coisas que eles fizeram foi "dar as mãos" e continuar andando, mesmo não tendo muita certeza do caminho, quando a tempestade cessou e o noveiro baixou eles estavam de frente para o vilarejo, todos juntos... ninguém ficou pelo caminho... Desculpem o uso da metáfora, mas para mim é a forma mais fácil de dizer o que estou (amos) sentindo durante essa caminhada... obrigado por darem as mãos - Carol e Edu - não estamos mais sozinhos, somos junto a comunidade uma grande CIRANDA!
Valeu!