19 de fev. de 2008

Encontro de Devolutiva dos Resultados Preliminares da Fase de Desenho





Encontro de Devolutiva dos Resultados Preliminares da Fase de Desenho do Programa de Desenvolvimento de Área - PDA Sampa Sul

Viver é experimentar de maneira contínua uma sensação de encontro”

Piera Aulagnier

[Conteúdo dos slides]

Exercício para o Coletivo: realizado antes da apresentação dos resultados.

>Separar o coletivo por temas/áreas afins.

>Listar todas as ações/projetos/iniciativas/respostas que são realizadas dentro desse tema na região.

>Os grupos NÃO são fechados, os participantes poderão sair de seu grupo inicial e andar pelos outros grupos dando suas contribuições.

>Ao final teremos um cartaz com todas as ações realizadas na região dentro de cada um dos temas.

1º Encontro da Fase de Desenho - PDA Sampa Sul

O Encontro foi dividido em duas partes:

1ª Parte: Grupo de ONGs com Líderes Comunitários (7 ONGs da Região) 18 a 20/12/07

Grupo de Trabalho: 23 pessoas + 3 representantes da VM = 26 pessoas

2ª Parte: Grupo Focal com Mães/Pais e Crianças/Adolescentes - 08/02/08

Grupo Focal: 18 mães 01 pai

Grupo Focal: 17 crianças (08 a 13 anos) 02 adolescentes (16 e 19 anos)

Metodologia de abordagens:

Encontro de trabalho: Árvore de Problemas e Árvore de Objetivos

Grupos Focais: “Caucus” (livre adaptação)

Grupos de ONGs

>Os participantes forram divididos em 4 subgrupos de trabalhos.

>A composição dos grupos misturou as organizações presentes.

>Tivemos representação do Fórum em Defesa da Vida e do Fórum das Organizações Sociais

>Os resultados a seguir são fruto da sistematização do trabalho desses grupos (cada quadrante representa um grupo de trabalho)

Os problemas Centrais

Atores sociais desarticulados e desmotivados deixando de ser protagonistas dos processos de mudanças sociais.

Baixa capacidade da sociedade civil na manutenção e ampliação de políticas públicas.

Dificuldade de uma ação integrada no Capão Redondo entre as organizações sociais, a comunidade e o poder público.

As organizações sociais da região do Capão Redondo e circunvizinhança não estão estruturadas e articuladas o suficiente para facilitar o acesso da população à justiça, saúde e educação com qualidade, estimular a participação popular e preservação do meio ambiente.

Os objetivos Centrais

Atores sociais articulados e motivados a serem protagonistas dos processos de mudanças sociais.

Alta capacidade da sociedade civil na manutenção e ampliação de políticas públicas.

Ação integrada no Capão Redondo entre as organizações sociais, comunidade e o poder público.

As organizações sociais da região do Capão Redondo e circunvizinhança estão estruturadas e articuladas para facilitar o acesso da população à justiça, saúde e educação com qualidade e estimular a participação popular e preservação do meio ambiente.

Os temas principais

Educação

Saúde

Justiça

Infra-Estrutura

Educação e Cultura

Saúde

Mobilização da Sociedade

Políticas Públicas Cça e Adol

Educação

Saúde

Movimentos Sociais

Infância e Juventude

Meio Ambiente

Infra-Estrutura Urbana

Educação

Saúde

Organizações Sociais

Acesso à Justiça

Principais: Causas e Efeitos - Educação

C: - Política de educação inadequada para crianças de até 06 anos, jovens e adultos.

E: - Grande proporção de moradores com baixa escolaridade.

C: - Política de Educação e Cultura deficitários para região do Campo Limpo e M´Boi

E: - Comprometimento do aprendizado e desenvolvimento humano;

C: - Qualidade de ensino nas escolas não é boa

E: - Grande proporção de adolescentes e jovens com baixa escolaridade

C: - Educação inadequada na região do Capão e M´Boi;

E: - Aumento da vulnerabilidade social;

Principais: Causas e Efeitos – Saúde

C: Insuficiência do número de Hospitais na região para atender os moradores

E: População doentia e mortes precoces

C: O sistema de saúde é insuficiente para atender a demanda

E: População tem que migrar para regiões distantes em busca dos serviços de saúde

C: Situação precária do atendimento a Saúde no Capão

E: Demora nos atendimentos de consultas médicas

C: Atendimento hospitalar insuficiente e precário na região

E: Alto custo social (provoca mais gastos em outras áreas)

Principais: Causas e Efeitos - Promoção da Justiça

C: Falta de acesso a justiça e equipamentos para os moradores

E: Descumprimento dos direitos e deveres

C: Insuficiência de políticas de garantia de direitos da criança e adolescentes da região

E: Acesso a armas e drogas; trabalho infantil; violência doméstica; mortalidade jovens ♂

C: Alto índice de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes

E: Acesso a Drogas; mortalidade...

C: Insuficiência ou precariedade dos CICs

E: Dificuldade de acesso aos mecanismos de justiça e baixa capacidade de exercício da cidadania

Principais: Causas e Efeitos - Meio Ambiente

(não apresentou)

(não apresentou)

C: Crescente degradação ambiental na região.

E: Qualidade de vida precária

(não apresentou)

Principais: Causas e Efeitos - Mobilização Social

(não apresentou)

C: A participação da sociedade civil é insuficiente para a garantia de direitos

E: A sociedade civil organizada e fóruns não conseguem se articular com os conselhos para efetivação dos direitos

C: Gestores das Organizações Sociais com baixa formação socio-política

E: Baixa capacidade de articulação entre as organizações para discutir as políticas sociais.

C: Fragilidade institucional das organizações sociais que atuam na região.

E: Organizações com dificuldades de alcançar sua sustentabilidade

Público Relevante: Mães e Crianças

>Foram realizados dois grupos focais, com três horas de duração, cada um.

>Os grupos olharam para os problemas apontados no diagnóstico e confirmaram se os mesmo afetavam ou não a vida daquele grupo (confirmação dos problemas).

>Os grupos fizeram suas escolhas de temas e problemas principais

>Os resultados a seguir são fruto da sistematização do trabalho desses grupos

Grupo de Mães


Principais Temas

Educação

Saúde

Segurança Pública

Mobilização Social

Infra-Estrutura Urbana

Trabalho/Emprego

Lazer

Principais Problemas de cada tema

Educação

Saúde

Segurança Pública

Mobilização Social

Infra-Estrutura

>Número de Vagas

>Qualidade do Ensino

>Lotação das salas de aula

>Degradação das escolas

>Baixa Escolaridade

>Insuficiência de leitos de hospitais para atender os moradores do bairro

>Baixo investimento da Prefeitura

>Fácil acesso dos jovens as drogas

>Presença de drogas nas escolas

>Jovens envolvidos com o tráfico

>Exploração sexual infanto-juvenil

- Enfraquecimento dos movimentos populares de reivindicação.

- Iluminação pública e asfalto


Grupo de Crianças


Principais Temas

Infra-Estrutura/Meio Ambiente

Segurança Pública

Lazer

Emprego / Transporte

Saúde

Educação

Principais Problemas de cada Tema

Infra-Estrutura

Meio Ambiente

Segurança Pública

Lazer

Emprego / Transporte

Saúde

Educação

>Barracos construídos leito córregos

>Sem coleta de lixo

>Córregos poluídos

>Degradação ambiental

>Casas pequenas

>Presença de drogas nas escolas

>Ausência iluminação pública

>Insuficiência de espaços de lazer no bairro

>Ausência de quadras e campos

>Tempo insuficiente dos chefes de família para dedicação a família

>Gravidez na adolescência (14 a 17a)

>Insuficiência leitos hospitalares

>Inexistência de atendimento odontológico

- Número de vagas nas escolas insuficiente para atender a população de crianças em idade escolar

Provocações:

  1. Que respostas são dadas a esses problemas?

São válidas, ou seja, respondem efetivamente a eles?

  1. Que outras respostas devem ser criadas?
  2. Conseguimos – esse coletivo – abarcar todos esses problemas?

Que problemas ainda estão descobertos?

  1. Quais nós deveríamos “atacar” primeiro?
  2. Sabemos como respondê-los?

SIM! A resposta é efetiva? Sim? Não? Por quê?

NÃO! Que respostas nós podemos construir?

Nossa Reflexão:

>Não adianta coordenar e organizar as respostas, isso, por si só, vai responder aos problemas?

>Não vamos coordenar e organizar as respostas que estão sendo inadequadas para a solução dos problemas.

>Temos também que descobrir o que não esta sendo feito e propor respostas para esses problemas que não estão sendo trabalhado.

Exercício Final:

>Como as ações/projetos/iniciativas/respostas que são realizadas dentro desse tema na região se relacionam/respondem a esses problemas apresentados?

Encaminhamentos:

Agenda do 2º Encontro da Fase de Desenho - PDA Sampa Sul

25 a 27/02/2008

Grupos Focais:

> Crianças/Adolescentes

> Mães/Pais

> Líderes das Organizações

> Líderes das Igrejas

> Governo Local

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Raniere,
Há muito material nesta pesquisa toda. Muita informação e não me refiro aos dados, mas ã maneira como eles foram lidos pelos diversos públicos que vc consultou.
Os únicos poréns, quase alertas q vc precisará atentar é que sempre há um grupo falta ser consultado em qq diagnóstico, os silenciosos. O que pensam eles disto tudo? Pode não dar p/ saber o q este grupo pensa, mas é importante lembrarmos d q ele existe, ie, q há muito vazio na info q temos.
O segundo aspecto é q diag nunca será uma eleiçao, ie, a leitura mais frequente nao representa necessariamente o fator + importante, mas apenas o + recorrente.
Complicado? Um pouco, mas tem coisa + difícil de entender, como por exemplo o coraçao humano ...:-)
um ab
edu

Raniere Pontes disse...

Edu,
suas contribuições para o processo têm sido muito relevantes, elas funcionam - para mim - como um passar de mãos para tirar a poeira que acumula nos meus óculos (que eu nunca lembro de usar:-)... como não sou cientista, tenho dificuldade de sistematizar o silêncio, porém como educador reconheço a importância da presença do silêncio dentro dos processos, ele sempre é bem vindo e necessário... quando penso em dados e informações sistematizadas fico sempre preocupado com as escolhas que fazemos para organizar esses dados e na qualidade das informações que geramos a partir delas... enfim... a mim, coube viver o processo e lutar numa guerra invisível para transmitir uma mensagem de que estamos fazendo escolhas durante todo o momento e que aqueles que estamos ouvindo tamnbém fazem escolhas do que dizer e do que guardar no silêncio... tem horas que penso que gostaria de ter sistematizado aqui, mas o silêncio do que o que é verbalizado... mas como fazer isso? Só Deus sabe!!! Ou não!