Grupos Focais com Público Relevante
Nota Explicativa:
Para concluir a coleta de informações para a primeira fase de Desenho, consultamos um grupo de mães/pais e um grupo de crianças/adolescentes atendidos por uma das organizações sociais que atuam na região do Capão Redondo. A metodologia para essa consulta foi baseada na metodologia “caucus” e seguiu os seguintes passos:
Leitura da Listagem de Problemas apontados pelo Diagnóstico (nesse momento os participantes confirmaram se os problemas da lista eram realmente os problemas enfrentados no bairro)
Inclusão de Problemas que não foram citados na primeira listagem.
Separação dos problemas por temas principais, formando conjunto de problemas, que foram espalhados pela sala.
Escolha do Tema mais importante: cada participante se posicionou ao lado do Tema que achava mais importante. Foi realizada uma contagem, para verificar quantos participantes tinham em cada grupo de temas.
Escolha pessoal do principal problema para cada um dos participantes. Os participantes tiveram que escolher do conjunto de problemas, um problema que ele achava o mais importante.
Defesa Individual do problema escolhido. De volta ao círculo, os participantes sentaram juntos por temas, e em seguida cada um fez uma explicação sobre o porquê da sua escolha, tentando convencer os demais ser esse o principal problema.
Votação em Plenária: após a defesa dos problemas, seguiu uma votação para a escolha dos temas principais para esse grupo. Foram três votações abertas, onde o primeiro resultado da votação identificou os 3 principais temas para o grupo, em seguida os dois principais temas e por último o tema prioritário. No grupo de crianças e adolescentes além do tema prioritário também foi possível escolher os problemas principais.
Leitura da Listagem de Problemas apontados pelo Diagnóstico (nesse momento os participantes confirmaram se os problemas da lista eram realmente os problemas enfrentados no bairro)
Inclusão de Problemas que não foram citados na primeira listagem.
Separação dos problemas por temas principais, formando conjunto de problemas, que foram espalhados pela sala.
Escolha do Tema mais importante: cada participante se posicionou ao lado do Tema que achava mais importante. Foi realizada uma contagem, para verificar quantos participantes tinham em cada grupo de temas.
Escolha pessoal do principal problema para cada um dos participantes. Os participantes tiveram que escolher do conjunto de problemas, um problema que ele achava o mais importante.
Defesa Individual do problema escolhido. De volta ao círculo, os participantes sentaram juntos por temas, e em seguida cada um fez uma explicação sobre o porquê da sua escolha, tentando convencer os demais ser esse o principal problema.
Votação em Plenária: após a defesa dos problemas, seguiu uma votação para a escolha dos temas principais para esse grupo. Foram três votações abertas, onde o primeiro resultado da votação identificou os 3 principais temas para o grupo, em seguida os dois principais temas e por último o tema prioritário. No grupo de crianças e adolescentes além do tema prioritário também foi possível escolher os problemas principais.
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GRUPO MAES E PAIS
Grupo com 18 mães e 1 pai (7 filhos/as estavam acompanhando os pais)
Classificação dos Problemas
(confirmação dos problemas e separação deles por temas)
Educação
- Grande proporção de morados com baixa escolaridade
- elevado número de jovens envolvidos com o tráfico de drogas
- qualidade do ensino nas escolas não é boa
- super lotação das salas de aula
- número de vagas nas escolas é insuficiente para atender a população de crianças em idade escolar
- degradação da estrutura física das escolas
- Presença de Drogas nas Escolas
Segurança Pública
- fácil acesso dos adolescentes e jovens às drogas entorpecentes e ilícitas
- Polícia loca não faz a rotina noturna e não atua na comunidade provendo segurança
- Exploração Sexual Infanto-Juvenil com fins comerciais de meninas de 12 a 17 anos, relacionado ao envolvimento com o tráfico local
- alta taxa de mortalidade máscula por agressão, principalmente entre os jovens (50% sexo masculino entre 15 e 39 anos)
Mobilização Social
-Enfraquecimento dos movimentos populares na reivindicação de suas demandas frente ao poder público
- Áreas do Bairro com os piores indicadores sociais são as menos atendidas pelo poder público e ONGs.
- recursos financeiros investidos localmente pela Prefeitura não são suficientes para suprir todas as necessidades locais.
Saúde
- insuficiência de profissionais para atendimento psicológico e psiquiátrico no bairro
- Taxa elevada de fecundidade das adolescentes entre 14 e 17 anos (gravidez na adolescência)
- Inexistência de atendimento odontológico
- o PSF e a UBS não atendem a demanda local
- atendimento deficitário dos profissionais da saúde nas UBS
- insuficiência de leitos hospitalares para atender os moradores do bairro.
Infra-estrutura
- alta concentração de pessoas em casa de pequenas dimensões
- córregos poluídos com lixos jogados pela população
- as favelas locais não contam com iluminação pública e asfalto
- água encanada de má qualidade
- a comunidade não conscientizada sobre a coleta de lixo
- as casa e os barracos construídos em áreas adjacentes a leitos de córregos não são atendidas pelo serviço de coleta de lixo
- presença de esgoto a céu aberto
- barracos sujeitos a desabamento
- degradação ambiental, poluição das águas, espaços públicos não cuidado, sujo, sem árvores.
- 19% da população do bairro moram em favelas
- construção de casas e loteamentos pelo poder público em áreas de mananciais
- barracos construídos em barrancos e leito de córregos
- Número insuficiente de equipamentos públicos: hospital e escolas
Trabalho/ Emprego
- tempo insuficiente dos chefes de família para dedicação à família e ao lazer
- grande parte dos moradores depende de trabalho informal e temporário como fonte de renda familiar
- baixo número de pessoa com emprego formal
- a maioria dos moradores trabalha fora do distrito, percorrem longas distâncias entre a casa e o trabalho diariamente
Lazer
- parque que existe no bairro é considerado perigoso e violento a partir das 16h
- insuficiência de espaços de lazer: o bairro conta apenas com um parque.
Categorização dos Principais Problemas
(escolha dos principais problemas dentro de cada tema)
Educação
- número de vagas nas escolas insuficiente para atender a população de crianças em idade escolar
- a qualidade do ensino nas escolas não é boa
- grande proporção de moradores com baixa escolaridade
- super lotação das salas de aula;
- degradação da estrutura física das escolas
Segurança Pública
- áreas do bairro com os piores indicadores sociais são as menos atendidas pelo poder público e organizações não governamentais
- fácil acesso dos adolescentes e jovens às drogas entorpecentes e ilícitas
- presença de drogas nas escolas
- elevado número de jovens envolvidos com o tráfico de drogas
- exploração sexual infanto-juvenil entre meninas de 12 a 17 anos relacionado ao envolvimento com o tráfico local
Mobilização Social
- enfraquecimento dos movimentos populares na reivindicação de suas demandas frente ao poder público
Saúde
- insuficiência de leitos de hospital para atender os moradores do bairro
Infra-estrutura
- As favelas locais não contam com iluminação e asfalto.
Votação (em 3 turnos)
Educação: 22 votos
Segurança Pública: 20 votos
Saúde: 09
Governo: 01
Infra-estrutura: 01
Propostas Apresentadas:
- Base da Polícia Militar para afastar os traficantes.
- Combate a violência contra a mulher (casos de exploração sexual na região)
- Aumentar a capacidade de mobilização da comunidade: “se a população se unisse conseguiria a metade das coisas que falamos hoje aqui”
GRUPO CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Grupo com 17 crianças (8 a 13 anos) e uma adolescente de 16 anos e um jovem de 19 anos.
Classificação dos Problemas
(confirmação dos problemas e separação deles por temas)
Infra-Estrutura/ Meio Ambiente
- presença de esgoto à céu aberto
- água encanada de má qualidade
- número insuficiente de aparelhos públicos: hospital e escolas
- córregos poluídos com lixos jogados pela população
- ausência de asfalto e iluminação pública
- construção de casas em região de mananciais
- os barracos construídos em leitos de córregos não tem coleta de lixo
- alta concentração de pessoas morando em casas de pequenas dimensões
- degradação ambiental, poluição das águas, espaços públicos não cuidados, sujo sem árvores
- barracos construídos em barrancos e leitos de córregos
- problema na coleta de lixo
- barracos sujeitos a desabamento
Segurança Pública
- Alta taxa de mortalidade masculina por agressão, principalmente entre os jovens (50% homens e 15 a 39 anos)
- fácil acesso dos adolescentes e jovens às drogas entorpecentes e ilícitas
Lazer
- insuficiência de espaços de lazer: o bairro conta apenas com um parque
- parque que existe no bairro é considerado perigoso e violento após as 16h
Emprego e Transporte
- a maioria dos morados trabalha fora do distrito e percorrem longas distancias diariamente
- grande parte dos moradores depende de trabalhos informais e temporários
- tempo insuficiente dos chefes de famílias para dedicação à família e ao lazer
- baixo número de pessoas com emprego formal
Saúde
- Insuficiência de leitos hospitalares para atender os moradores do bairro
- taxa elevada de fecundidade das adolescentes entre 14 a 17 anos – Gravidez na Adolescência
- ausência de atendimento odontológico
Educação
- super lotação das salas de aula
- degradação da estrutura física das escolas
- grande proporção de moradores com baixa escolaridade
- número de vagas na escola insuficiente para atender a população de crianças em idade escolar
- a qualidade do ensino nas escolas não é boa
- presença de drogas na escola
Categorização dos Principais Problemas
(escolha dos principais problemas dentro de cada tema)
Infra-estrutura/Meio Ambiente
- barracos construídos em barrancos e leitos de córregos
- degradação ambiental. poluição das águas. espaço público não cuidado, sujo, sem árvores
- alta concentração de pessoas em casas de pequenas dimensões
- construção de casas e loteamentos pelo poder público em áreas de manaciais
- as casas e os barracos construídos em áreas adjacentes a leitos de córregos não são atendidas pelo serviço de coleta de lixo
- córregos poluídos com lixos jogados pela população
- ausência de iluminação pública.
Segurança Pública
- presença de drogas nas escolas
Lazer
- insuficiência de espaços de lazer: o bairro conta apenas com um parque
- ausência de quadras/campos para lazer
Emprego / Transporte
- tempo insuficiente dos chefes de família para dedicação à família e ao lazer
Saúde
- taxa elevada de fecundidade das adolescentes entre 14 a 17 anos. ou – gravidez na adolescência.
- insuficiência de leitos de hospital para atender os moradores do bairro
- inexistência de atendimento odontológico.
Educação
- número de vagas nas escolas insuficiente para atender a população de crianças em idade escolar
Votação (em 3 turnos)
Educação: presença de drogas na Escola: 21 votos
Educação: Faltam vagas nas Escolas: 08 votos
Lazer: 35 votos
Meio Ambiente: 13 votos
Saúde: Gravidez na Adolescência: 11 votos
Saúde: Leitos Hospitalares: 03 votos
Saúde: Atendimento Odontológico: 06 votos
Pais não têm tempo para ficar com os filhos: 08 votos
Propostas Apresentadas:
- Colocar mais uma caçamba para a coleta de lixo
- “Canalizar” o córrego: “A bola cai lá e tem gente que tem que entrar para pegar.”
- Iluminação Pública: “Tem que colocar luz na rua, assim fica menos perigoso para meu pai ir trabalhar”.
- Reformar o campinho, colocar grade e piso e construir a quadra de vôlei.
2 comentários:
oi rani e fabi,
Foi bom estar com vcs hoje no capão e ver o desenvolvimento da proposta de trabalho com esta comunidade surgindo de maneira lenta mas participativa a cada dia.Falando em indicadores pra mim o mais expressivo foi ver o padre Jaime durante todo o tempo ali ouvindo a apresentação e sem poder fumar seu charmoso charuto
(infelizmente ainda não temos indicadores para isso, talvez seja o caso de pedir para nosso poderoso bigDuda).Como sou meio intrometido arrisco a sugerir apenas duas coisas para contribuir no processo: 1. Manter as 7 áreas estratégicas sem se limitar a 5afinal, 7 é o número da perfeiçao na Bíblia). 2. Ainda insisto na dimensão da espiritualidade, no primeiro encontro isto apareceu muito forte e creio que devemos perseguir neste desafio apesar de ainda não termos clareza sobre o como isto deve se dar.
Valeu meu guri, grande ab.
Wel
Well,
Primeiro gostaria de agradecer sua participação, segundo pelo comentário e terceiro dizer que esse indicador em relação ao Pe. Jaime :-) eu pessoalmente tenho uma admiração muito grande por ele, ele é um ícone na região. Sobre as 5 áreas de escolhas, vale a pena lembrar que isso é uma exigência do LEAP, e infelizmente estamos institucionalmente limitados a inciarmos com 5, isso não quer dizer que as outras duas ou novas não possam ser contempladas posteriormente, entendeu?! Um abraço.
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