Encontro de Devolutiva dos Resultados Preliminares da Fase de Desenho do Programa de Desenvolvimento de Área - PDA Sampa Sul
“Viver é experimentar de maneira contínua uma sensação de encontro”
Piera Aulagnier
[Conteúdo dos slides]
Exercício para o Coletivo: realizado antes da apresentação dos resultados.
>Separar o coletivo por temas/áreas afins.
>Listar todas as ações/projetos/iniciativas/respostas que são realizadas dentro desse tema na região.
>Os grupos NÃO são fechados, os participantes poderão sair de seu grupo inicial e andar pelos outros grupos dando suas contribuições.
>Ao final teremos um cartaz com todas as ações realizadas na região dentro de cada um dos temas.
1º Encontro da Fase de Desenho - PDA Sampa Sul
O Encontro foi dividido em duas partes:
1ª Parte: Grupo de ONGs com Líderes Comunitários (7 ONGs da Região) 18 a 20/12/07
Grupo de Trabalho: 23 pessoas + 3 representantes da VM = 26 pessoas
2ª Parte: Grupo Focal com Mães/Pais e Crianças/Adolescentes - 08/02/08
Grupo Focal: 18 mães 01 pai
Grupo Focal: 17 crianças (08 a 13 anos) 02 adolescentes (16 e 19 anos)
Metodologia de abordagens:
Encontro de trabalho: Árvore de Problemas e Árvore de Objetivos
Grupos Focais: “Caucus” (livre adaptação)
Grupos de ONGs
>Os participantes forram divididos em 4 subgrupos de trabalhos.
>A composição dos grupos misturou as organizações presentes.
>Tivemos representação do Fórum em Defesa da Vida e do Fórum das Organizações Sociais
>Os resultados a seguir são fruto da sistematização do trabalho desses grupos (cada quadrante representa um grupo de trabalho)
Os problemas Centrais
Atores sociais desarticulados e desmotivados deixando de ser protagonistas dos processos de mudanças sociais. | Baixa capacidade da sociedade civil na manutenção e ampliação de políticas públicas. |
Dificuldade de uma ação integrada no Capão Redondo entre as organizações sociais, a comunidade e o poder público. | As organizações sociais da região do Capão Redondo e circunvizinhança não estão estruturadas e articuladas o suficiente para facilitar o acesso da população à justiça, saúde e educação com qualidade, estimular a participação popular e preservação do meio ambiente. |
Os objetivos Centrais
Atores sociais articulados e motivados a serem protagonistas dos processos de mudanças sociais. | Alta capacidade da sociedade civil na manutenção e ampliação de políticas públicas. |
Ação integrada no Capão Redondo entre as organizações sociais, comunidade e o poder público. | As organizações sociais da região do Capão Redondo e circunvizinhança estão estruturadas e articuladas para facilitar o acesso da população à justiça, saúde e educação com qualidade e estimular a participação popular e preservação do meio ambiente. |
Os temas principais
Educação Saúde Justiça Infra-Estrutura | Educação e Cultura Saúde Mobilização da Sociedade Políticas Públicas Cça e Adol |
Educação Saúde Movimentos Sociais Infância e Juventude Meio Ambiente Infra-Estrutura Urbana | Educação Saúde Organizações Sociais Acesso à Justiça |
Principais: Causas e Efeitos - Educação
C: - Política de educação inadequada para crianças de até 06 anos, jovens e adultos. E: - Grande proporção de moradores com baixa escolaridade. | C: - Política de Educação e Cultura deficitários para região do Campo Limpo e M´Boi E: - Comprometimento do aprendizado e desenvolvimento humano; |
C: - Qualidade de ensino nas escolas não é boa E: - Grande proporção de adolescentes e jovens com baixa escolaridade | C: - Educação inadequada na região do Capão e M´Boi; E: - Aumento da vulnerabilidade social; |
Principais: Causas e Efeitos – Saúde
C: Insuficiência do número de Hospitais na região para atender os moradores E: População doentia e mortes precoces | C: O sistema de saúde é insuficiente para atender a demanda E: População tem que migrar para regiões distantes em busca dos serviços de saúde |
C: Situação precária do atendimento a Saúde no Capão E: Demora nos atendimentos de consultas médicas | C: Atendimento hospitalar insuficiente e precário na região E: Alto custo social (provoca mais gastos em outras áreas) |
Principais: Causas e Efeitos - Promoção da Justiça
C: Falta de acesso a justiça e equipamentos para os moradores E: Descumprimento dos direitos e deveres | C: Insuficiência de políticas de garantia de direitos da criança e adolescentes da região E: Acesso a armas e drogas; trabalho infantil; violência doméstica; mortalidade jovens ♂ |
C: Alto índice de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes E: Acesso a Drogas; mortalidade... | C: Insuficiência ou precariedade dos CICs E: Dificuldade de acesso aos mecanismos de justiça e baixa capacidade de exercício da cidadania |
Principais: Causas e Efeitos - Meio Ambiente
(não apresentou) | (não apresentou) |
C: Crescente degradação ambiental na região. E: Qualidade de vida precária | (não apresentou) |
Principais: Causas e Efeitos - Mobilização Social
(não apresentou) | C: A participação da sociedade civil é insuficiente para a garantia de direitos E: A sociedade civil organizada e fóruns não conseguem se articular com os conselhos para efetivação dos direitos |
C: Gestores das Organizações Sociais com baixa formação socio-política E: Baixa capacidade de articulação entre as organizações para discutir as políticas sociais. | C: Fragilidade institucional das organizações sociais que atuam na região. E: Organizações com dificuldades de alcançar sua sustentabilidade |
Público Relevante: Mães e Crianças
>Foram realizados dois grupos focais, com três horas de duração, cada um.
>Os grupos olharam para os problemas apontados no diagnóstico e confirmaram se os mesmo afetavam ou não a vida daquele grupo (confirmação dos problemas).
>Os grupos fizeram suas escolhas de temas e problemas principais
>Os resultados a seguir são fruto da sistematização do trabalho desses grupos
Grupo de Mães
Principais Temas
Educação |
Saúde |
Segurança Pública |
Mobilização Social |
Infra-Estrutura Urbana |
Trabalho/Emprego |
Lazer |
Principais Problemas de cada tema
Educação | Saúde | Segurança Pública | Mobilização Social | Infra-Estrutura |
>Número de Vagas >Qualidade do Ensino >Lotação das salas de aula >Degradação das escolas >Baixa Escolaridade | >Insuficiência de leitos de hospitais para atender os moradores do bairro | >Baixo investimento da Prefeitura >Fácil acesso dos jovens as drogas >Presença de drogas nas escolas >Jovens envolvidos com o tráfico >Exploração sexual infanto-juvenil | - Enfraquecimento dos movimentos populares de reivindicação. | - Iluminação pública e asfalto |
Grupo de Crianças
Principais Temas
Infra-Estrutura/Meio Ambiente |
Segurança Pública |
Lazer |
Emprego / Transporte |
Saúde |
Educação |
Principais Problemas de cada Tema
Infra-Estrutura Meio Ambiente | Segurança Pública | Lazer | Emprego / Transporte | Saúde | Educação |
>Barracos construídos leito córregos >Sem coleta de lixo >Córregos poluídos >Degradação ambiental >Casas pequenas | >Presença de drogas nas escolas >Ausência iluminação pública | >Insuficiência de espaços de lazer no bairro >Ausência de quadras e campos | >Tempo insuficiente dos chefes de família para dedicação a família | >Gravidez na adolescência (14 a 17a) >Insuficiência leitos hospitalares >Inexistência de atendimento odontológico | - Número de vagas nas escolas insuficiente para atender a população de crianças em idade escolar |
Provocações:
- Que respostas são dadas a esses problemas?
São válidas, ou seja, respondem efetivamente a eles?
- Que outras respostas devem ser criadas?
- Conseguimos – esse coletivo – abarcar todos esses problemas?
Que problemas ainda estão descobertos?
- Quais nós deveríamos “atacar” primeiro?
- Sabemos como respondê-los?
SIM! A resposta é efetiva? Sim? Não? Por quê?
NÃO! Que respostas nós podemos construir?
Nossa Reflexão:
>Não adianta coordenar e organizar as respostas, isso, por si só, vai responder aos problemas?
>Não vamos coordenar e organizar as respostas que estão sendo inadequadas para a solução dos problemas.
>Temos também que descobrir o que não esta sendo feito e propor respostas para esses problemas que não estão sendo trabalhado.
Exercício Final:
>Como as ações/projetos/iniciativas/respostas que são realizadas dentro desse tema na região se relacionam/respondem a esses problemas apresentados?
Encaminhamentos:
Agenda do 2º Encontro da Fase de Desenho - PDA Sampa Sul
25 a 27/02/2008
Grupos Focais:
> Crianças/Adolescentes
> Mães/Pais
> Líderes das Organizações
> Líderes das Igrejas
> Governo Local
2 comentários:
Caro Raniere,
Há muito material nesta pesquisa toda. Muita informação e não me refiro aos dados, mas ã maneira como eles foram lidos pelos diversos públicos que vc consultou.
Os únicos poréns, quase alertas q vc precisará atentar é que sempre há um grupo falta ser consultado em qq diagnóstico, os silenciosos. O que pensam eles disto tudo? Pode não dar p/ saber o q este grupo pensa, mas é importante lembrarmos d q ele existe, ie, q há muito vazio na info q temos.
O segundo aspecto é q diag nunca será uma eleiçao, ie, a leitura mais frequente nao representa necessariamente o fator + importante, mas apenas o + recorrente.
Complicado? Um pouco, mas tem coisa + difícil de entender, como por exemplo o coraçao humano ...:-)
um ab
edu
Edu,
suas contribuições para o processo têm sido muito relevantes, elas funcionam - para mim - como um passar de mãos para tirar a poeira que acumula nos meus óculos (que eu nunca lembro de usar:-)... como não sou cientista, tenho dificuldade de sistematizar o silêncio, porém como educador reconheço a importância da presença do silêncio dentro dos processos, ele sempre é bem vindo e necessário... quando penso em dados e informações sistematizadas fico sempre preocupado com as escolhas que fazemos para organizar esses dados e na qualidade das informações que geramos a partir delas... enfim... a mim, coube viver o processo e lutar numa guerra invisível para transmitir uma mensagem de que estamos fazendo escolhas durante todo o momento e que aqueles que estamos ouvindo tamnbém fazem escolhas do que dizer e do que guardar no silêncio... tem horas que penso que gostaria de ter sistematizado aqui, mas o silêncio do que o que é verbalizado... mas como fazer isso? Só Deus sabe!!! Ou não!
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