Criatividade todo mundo tem. Mas porque alguns parecer ter mais e outros menos? Por que alguns surgem com idéias brilhantes e outros não conseguem sair da rotina?
Hoje, a capacidade de inovar é mais do que um instrumento pedagógico: é uma questão de sobrevivência.
A abordagem correta, não é receita pronta, é construída e vivida, reconstruída e re-vivida a partir de sentimentos e de uma prática constante de uma escuta sensível, um olhar delicado e uma entrega constante.
A prática de facilitação, seguindo essa ou aquela metodologia, tem sido um desafio perene para nossa organização, que se propõe a aprender com a comunidade nessa ciranda de trocas, presentes de cores, cheiros, sabores e amores.
Nesse espaço vamos compartilhar com vocês nossa abordagens metodológicas usadas durante as vivências entre comunidade e Visão Mundial e comunidade.
12 de dez. de 2007
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Grupo focal: Uma definição usada.
1- O QUE É ?
O grupo focal é uma técnica de avaliação que oferece informações qualitativas.
Um moderador guia grupos (de aproximadamente 10 pessoas), numa discussão que tem por objetivo revelar experiências, sentimentos, percepções, preferências.
Os grupos são formados com participantes que têm características em comum e são incentivados pelo moderador a conversarem entre si, trocando experiências e interagindo sobre suas idéias, sentimentos, valores, dificuldades, etc.
O papel do facilitador/moderador é promover a participação de todos, evitar a dispersão dos objetivos da discussão e a monopolização de alguns participantes sobre outros.
O assunto é identificado num roteiro de discussão e são selecionadas técnicas de investigação para a coleta das informações.
2- UTILIZAÇÃO
As entrevistas com grupos focais podem ser utilizadas em todas as fases de um trabalho de investigação. São apropriadas para estudos que buscam entender atitudes, preferências, necessidades e sentimentos.
São utilizadas, por exemplo, quando investiga-se questões complexas no desenvolvimento e implementação de programas, como aspectos relacionados a dificuldades, necessidades ou conflitos não claros ou pouco explicitados.
A escolha de entrevistas com grupos focais como fonte de informação deve ocorrer após a elucidação do propósito da pesquisa e a identificação de quem utilizará as informações. É fundamental que haja clareza quanto as informações necessárias, entender as razões de ser de cada uma delas e a sua adequação quanto a utilização da técnica GF como forma de coleta de dados.
3- VANTAGENS
Baixo custo
Resultados rápidos
O formato flexível permite que o moderador explore perguntas não previstas.
O ambiente de grupo minimiza opiniões falsas ou extremadas, proporcionando o equilíbrio e a fidedignidade dos dados.
4- LIMITAÇÕES
É susceptível ao viés do ponto de vista do moderador.
As discussões podem ser desviadas ou dominadas por algum participante.
As informações podem trazer dificuldades para análise e generalizações. Neste sentido devem ser interpretadas no contexto do grupo e complementadas com dados coletados através de outros instrumentos.
5- CONDUÇÃO DO GRUPO FOCAL
Estabelecer o rapport – o moderador esboça o propósito e o formato da reunião para que os participantes saibam o que esperar das discussões e ficarem à vontade. Deve ser dito que a entrevista ou discussão é informal e que espera-se a participação de todos com o máximo de espontaneidade possível.
Construir cuidadosamente um roteiro de perguntas. As perguntas abertas promovem debates mais livres, com detalhes que resultam em descobertas inesperadas.
Utilizar técnicas investigativas - observação, entrevistas, questionários e dinâmicas lúdicas para incentivar e organizar o debate.
Registrar a discussão – este é o papel do relator. As anotações devem ser bastante completas no que se refere ao conteúdo e comportamento dos participantes.
6- ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
Após cada reunião a equipe deve elaborar relatórios com o resumo das informações ou melhor, a sistematização, e impressões obtidas no GF e suas implicações para o estudo.
Para análise dos dados, deve-se levar em consideração: palavras utilizadas repetidamente, o contexto no qual a informação foi obtida, concordâncias entre as opiniões dos participantes, alteração de opiniões ocasionadas pela pressão dos grupos, respostas dadas em função de experiências pessoais de maior relevância do que impressões vagas, idéias principais, comportamentos, gestos, reações, sentimentos, valores de ordem pedagógica, ideológica e ética, preconceitos, dificuldades de compreensão das perguntas feitas, entusiasmos, dificuldades no enfrentamento de desafios, aproveitamento dos espaços de liberdade, etc.
Elaborar um quadro geral das idéias preponderantes.
FONTE: http://www.fae.ufmg.br/escplural/grupofocal.htm
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