12 de dez. de 2007

REFLEXÃO: "Primeiras Pistas - O que vem se revelando"

"Primeiras Pistas - O que vem se revelando"

Composição do Território da UOPE SP:

Território composto delimitado pelos seguintes distritos da Zona Sul:
► Capão Redondo
► Jardim Ângela
► Jardim São Luiz
► Campo Limpo
► Vila Andrade

Aos trabalhos da UOPE SP, estarão contemplados os trabalhos do Projeto Especial que será implantado do AF/2008 ao AF 2010, em Ermelino Matarazzo com a Agência Centro de Educação Popular, compreendido na área geográfica da Zona Leste, no Bairro de Ermelino Matarazzo.

Caracterização Geral do Território:
Esses distritos estão compreendidos na jurisdição administrativa das subprefeituras do Campo Limpo e M´Boi Mirim.
Essa é a região de mananciais, responsável em grande parte pelo abastecimento da água potável da cidade de São Paulo, abriga a represa do Guarapiranga, uma das duas maiores represas da cidade., possui aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. É nessa região onde estão os dois bairros que foram considerados pela ONU os mais violentos da cidade (Jd Ângela e Capão Redondo).
A região ainda conta com um sistema de saneamento básico precário; um descaso do governo com a educação infantil; um volume crescente de favelas; e o fenômeno da violência é agravado entre a juventude, tendo com um dos seus fatores a ausência de espaços de lazer, recreação e cultura.

Passos Institucionais:
Realizados uma série de eventos ao longo dos últimos dois anos, para conhecer as organizações e a liderança comunitária que atuam nessa região.
► Realizamos 4 encontros com as organizações participantes dos Elos Sul e Sudoeste da Rede Corrente Viva, para apresentar a Visão Mundial, nossa metodologia e proposta de atuação na região. Essas organizações, atuaram num primeiro momento, como consultoras nos orientando no processo de como devíamos nos aproximar do trabalho que é realizado na região.
► Paralelo a esse momento, encomendamos uma pesquisa que levantou o perfil das organizações sociais que atuam na área delimitada pela VM, foram levantadas aproximadamente 250 organizações e uma breve análise foi realizada com 87 organizações que estavam dentro do perfil de atuação da Visão Mundial.
► Ao olharmos para essa pesquisa, levantamos algumas organizações e realizamos visitas de campo e uma série de reuniões para apresentar a VM e a nossa proposta de atuação na região.
► O passo atual foi à realização de um processo de diagnóstico que consistiu no levantamento de dados secundários (dados estatísticos da região) e em seguida realizamos outra série de reuniões com apoio da metodologia de grupo focal com diferentes públicos desse local: grupo de líderes de organizações, líderes das igrejas, grupo de mães, grupo de jovens, grupo de crianças, representantes das escolas e do governo da subprefeitura local.



Próximos Passos:
► Conclusão do documento de DIAGNÓSTICO e envio para o financiador: World Vision Austrália: Agosto/07.
► Elaboração de uma versão popular para realizar uma devolutiva aos participantes de todos os processos: Setembro/07;
► Início do processo de Desenho: Outubro/07 à Setembro/08
► Início das inscrições das crianças: Março/08
► Implantação do PDA: Outubro/08

Processo de Construção: primeiras pistas
Na medida em que vamos construindo o documento de diagnóstico e que, vamos nos apropriando da realidade local, temos a impressão inicial de que algumas oportunidades de trabalho serão apontadas no relatório final do diagnóstico e que servirão de elemento fundamental para a fase de desenho da proposta do PDA:

Alguns eixos que estão se revelando ao longo do processo:
► Desenvolvimento Infantil: fortalecimento das ações de atenção primária a infância, focadas na área de Nutrição (Saúde) e Educação Infantil;
► Protagonismo Juvenil: fortalecimento de projetos inovadores na região que trabalham com a juventude com o objetivo de fortalecer a liderança juvenil local;
► Acesso ao Mundo de Trabalho: aprimoramento das ações e implantação de novas ações, visando à formação técnica de jovens para o mundo do trabalho. Paralelo um estudo de oferta e demanda de oportunidades de empregos para jovens na região.
► Questão de Gênero: apoiar a discussão e ações contextualizadas na temática de gênero.
► Desenvolvimento Econômico: algumas organizações locais já desenvolvem ações dentro dessa área, porém é necessário integrá-las em uma rede de tendo como princípio o comércio solidário.
► Cultura de Paz: Apoio às organizações e movimentos sociais que promovem ações que tem por objetivo divulgar amplamente uma Cultura de Paz nos espaços da comunidade.
► Atuação Voluntariado: temos percebido relevante espaço para organização sistemática de trabalhos voluntários junto às organizações locais. Tanto capacitação dos atuais, quando a possibilidade atividades pontuais ou projetos de voluntariado.
► Multi-Financiamento: a região tem uma vocação favorável, dado sua localização, para pensarmos numa proposta ampla que seja financiada por multi financiamento, mobilizando recursos em empresas ao redor da região, grandes doadores interessados na área, outras organizações do terceiro setor, governo local e a própria comunidade, tendo essa como contra-partida inicial os espaços físicos e o know-how de conhecimento da realidade do bairro.

Estrutura do PDA 1: Trabalho em Rede
► A proposta de atuação em São Paulo, na implementação de um novo PDA no contexto urbano terá o desafio de não parecer com um consórcio de organizações e financiamentos pontuais, mas num trabalho definido em Rede que implique diretamente nas políticas de atuações de todos as organizações que participarão dessa rede. De forma simples, se pensarmos que teremos várias organizações que trabalham com a área estratégica de Educação Infantil, teremos então para essa rede uma política onde constarão os valores e princípios relacionados a essa área temática de tal forma, que o que uma organização realiza de atividade implica diretamente ou tem efeito, no que as outras também fazem e vice-versa.


Estrutura do PDA 2: Organizações Chaves
Ao longo dessa caminhada estamos estabelecendo contatos e firmando parcerias pontuais com algumas organizações chaves em cada um dos bairros:

Bairro Público / Ação
Capão Redondo Crianças e Adolescentes
Educação Complementar
Jardim Ângela Adolescentes/ Mulheres
Protagonismo e Gênero
Jardim São Luiz Adolescentes e Jovens
Campo Limpo Jovens e Família
Mobilização Comunitária
Vila Andrade Crianças e Adolescentes
Atividades Recreativas

Outras 10 organizações participaram do processo de sensibilização e também estão sensíveis às possibilidades de pensarmos uma proposta de intervenção conjunta.

São Paulo/SP, 03 de Agosto de 2007.

Nenhum comentário: